Considerando a
importância do dinheiro, pouco podemos fazer sem ele.
Para quaisquer viagem
requer uma quantidade dele.
Por isso para viajar também de moto temos quer fazer
um planejamento e nesse item devemos ser
o mais minucioso possível, assim não teremos surpresas desagradáveis, mas há
exceções. Porque, fazer uma viagem sem planejamento? Há quem goste.
Do seguro para eventuais
riscos materiais e físicos deve ser considerado, até a parada para um
refrigerante.
Mas também não precisamos
considerar nada, sentamos na moto, ligamos e vamos em frente. Imprevistos ficam
por conta dos imprevistos e emoções.....
Se formos para fora do
país, do Brasil, qual moeda levo? Euro, Dolar, (qual dólar), Peso ou Real?
Uma boa
maneira de planejar o dinheiro é elencando todos os gastos que iremos fazer,
sem ordem mesmo, pensando em tudo o que iremos fazer; onde gostaríamos de ir; o
que iremos comer e onde; onde vamos dormir; iremos ficar em hotel, acampar, albergue,
ou seremos hospede de alguém, enfim quanto mais detalhes, mais possibilidade de
planejar bem.
Distâncias, tipos de estradas, velocidades, pesos, tipo de pneu, fazem parte do planejamento de custo do combustível.
Depois de tudo elencado, é começar a agrupa-los por eventos relacionados, feito isso o Excel é a ferramenta ideal para fazer uma boa planilha.
Utilizando formulas nas células e mudando as rotas (quilômetros), alteraremos o custo de combustível. Assim podemos junto com o Google Maps idealizando a viagem. Vou por ali, passo em tal cidade, entro nessa estrada secundária, em sincronia com o Excel,sabemos a quilometragem, gasto de combustível, etc.
Distâncias, tipos de estradas, velocidades, pesos, tipo de pneu, fazem parte do planejamento de custo do combustível.
Depois de tudo elencado, é começar a agrupa-los por eventos relacionados, feito isso o Excel é a ferramenta ideal para fazer uma boa planilha.
Utilizando formulas nas células e mudando as rotas (quilômetros), alteraremos o custo de combustível. Assim podemos junto com o Google Maps idealizando a viagem. Vou por ali, passo em tal cidade, entro nessa estrada secundária, em sincronia com o Excel,sabemos a quilometragem, gasto de combustível, etc.
Essa
coisa de planilha é uma das minhas curtições, antes das viagens, fazer uma
planilha bem feita já é começar a viajar. Quanto mais “complicada” melhor:
vários países, translados para trem, ferry, estradas alternativas ( off Road),
falta de hotel etc.
O
curioso que nem sempre sigo a risca a planilha, sempre há novidades pelo
caminho. Anoto nela a observação, porque são guardadas para um uso futuro.
Bom, mas antes dessa planilha,
claro, há o para onde eu quero ir? Aí é
outra coisa gostosa de fazer, ver mapas, estradas alternativas, ler sobre o
locais, aonde iremos, trocar idéias com
quem já fez esse trecho, qualquer informação ajuda muito.
Estamos planejando uma viagem para Israel, de norte a sul, leste a oeste.
Um amigo me disse que há estradas que no acostamento em trechos baixos, existe, um poste com graduação para identificar o nível de água que acumula durante a chuva. Lendo a graduação você sabe se a profundidade é pouca ou muita, para atravessar. Interessante.
Estamos planejando uma viagem para Israel, de norte a sul, leste a oeste.
Um amigo me disse que há estradas que no acostamento em trechos baixos, existe, um poste com graduação para identificar o nível de água que acumula durante a chuva. Lendo a graduação você sabe se a profundidade é pouca ou muita, para atravessar. Interessante.
Voltando as planilhas, isso requer
um computador, e pelo computador acessamos o mapas, mas é bom tê-los em papel,
se o trecho que formos requerer um, há também a possibilidade do uso de um GPS.
Parece bobagens todas essas coisas, mas uma viagem
de moto
não começa sentado numa moto, mas em frente de um mesa.
Documentos pessoais e da motocicleta para não causar transtornos,
principalmente cruzando fronteiras, é como uma lanterna , quando estiver escuro
ela ajudará bastante.
Hoje
um bom celular tem esse aplicativo, e muitos outros legais, o
Latidude, quem tiver esse, informa onde
você está. Assim amigos ou familiares que também tem esse aplicativo podem ir curtindo por onde você passa.
Importantíssimo, levar uma segunda chave da motocicleta, ela
escondida na moto onde só você sabe. Mas não esqueça onde a escondeu. Se tiver topcase e sidecase seria bom uma
única chave para os 3 , para o tankbag não há necessidade de chave, só atenção.(
contra ratos em paradas)
Tendo feito uma lista de coisas para serem
levadas no topcase, fico pensando o que poderia ser extremamente importante
para eu levar?
1. Maq. fotográfica - SDcards - baterias;
2. Cabos para internet e carregadores de celular, intercomunicadores e baterias;
3. Essa é uma novidade – um Ipad. Antes era um laptop;
4. Canivete;
5. Pinça (não viajo sem uma, um dia conto o que uma resolveu);
6. Fita crepe ( lembra do Macgyver);
7. Reparador de pneu;
8. Rede elástica ( aranha) e elásticos;
9. Um spray desses de limpar lentes de óculos com detergente diluído. ( bom para viseiras);
1. Maq. fotográfica - SDcards - baterias;
2. Cabos para internet e carregadores de celular, intercomunicadores e baterias;
3. Essa é uma novidade – um Ipad. Antes era um laptop;
4. Canivete;
5. Pinça (não viajo sem uma, um dia conto o que uma resolveu);
6. Fita crepe ( lembra do Macgyver);
7. Reparador de pneu;
8. Rede elástica ( aranha) e elásticos;
9. Um spray desses de limpar lentes de óculos com detergente diluído. ( bom para viseiras);
10.
Um talco para pé, desses esportivos , para
...;
11. Ferramentas, aí quem decide é você. Quais, essas ou aquelas ou nenhuma?
11. Ferramentas, aí quem decide é você. Quais, essas ou aquelas ou nenhuma?
12.
Band-aid ( liquido é melhor) e outros medicamentos;
13. Fita MultiUso Tourentex, para rebocar ou
prender coisas;
Uma solução que encontrei bem
legal foi usar os sacos de nylon
de cores e tamanhos diferentes da
Tourentex , para cada tipo de equipamento: Fotográfico, internet, celular, remédios,etc.
Outra
foi o helmetbag, nada mais chato e desconfortável ficar andando com o capacete
na mão, ou enfiado no braço como bolsa.
Passeando,
onde colocar o capacete, se todos os cases estão ocupados, nem sempre
prende-los na moto é uma boa solução. ( os ratos)
Esse
bag é muito prático, o capacete vai nas costas como uma mochila, e ainda
internamente tem bolsos, para passaporte, carteira, máquina fotográfica e pequenos objetos.
No topcase elegi para levar as
coisas que eu chamo de brinquedos, são os componentes eletrônicos das coisas
que levo e suas coisas correlatas, lá também vai tudo que eu preciso numa
parada, coisas que devem estar à mão.
Costumo dizer para as pessoas quando me
perguntam por que um innerbag, aquelas malas internas dos cases.
Respondo dizendo: Quando você faz
uma viagem de carro, você arruma sua roupa, sapatos, meias, escova de dente, desodorante, etc., no porta mala do carro ou põe tudo
dentro de uma mala?
Se eu estou com uma garupa, e a
maioria das vezes estou com minha mulher, o sidecase dela é o da esquerda o meu
o da direita.
Sempre com a atenção de pesos iguais
ou aproximados entre os sidecases.
Sobre o bagtank, há algumas coisas
legais para serem levadas, maquina fotográfica, uma garrafa de água ou suco,
papel de limpeza de rosto, canivete, uma banana, sim uma banana, que deve ser
reposta todas as vezes que acaba, um mapa, um caderno para anotações, caneta.
Cada um com sua mania, eu gosto de
levar também um pão francês fresquinho.
Uma dica legal é costurar 2
encastoados de pesca nas laterais internas e passar uma cordinha de nylon por
eles fazendo um varal e nessa cordinha vários pequenos mosquetões. Ali dentro
vai tudo dependurado nesse varal, não tem perigo das coisas caírem e se
perderem, até um daqueles saquinhos de nylon coloridos.
Bem, sobre esse assunto poderíamos ficar horas
conversando, mas quem sabe em alguma oportunidade nos encontramos em alguma
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