janeiro 07, 2012

Alianças

Alguns meses antes de pensarmos em nossa viagem, estava vendo um livro “Toys for boys"  ...  quando vi umas fotos de alianças de aço damasco. Assim que as vi disse, essa será a minha nova aliança, entrei no site pois era uma empresa alemã.
Quando me casei minha vó deu-me a aliança de ouro do meu avô. Era bem grossa, mandei cortar ao meio e fiz duas, a minha e da Cecília. Após alguns anos demos as duas para uma causa estúpida, fomos muito bobos em acreditar no que nos disseram. Passamos alguns anos sem alianças, um dia  resolvi desenhar um par  em prata que se encaixavam formando um infinito.
 Eram muito bonitas, também demos para uma causa, essa foi uma nobre causa, demos com alegria e prazer.
Nos preparativos para a viagem de motocicleta pela Europa, programamos de passar por Stutensee na Alemanha na Cutelaria Schanz,  cidade onde eram feitas as alianças que vimos no livro.
Descemos a Alemanha entrando na  Suiça pelo lado leste, indo até Milão, depois subindo pela França, e retornando para a Alemanha pela margem esquerda do Reno na França, entrando na Alemanha por Baden Baden e aí passaríamos por Stutensse.
Depois de vários dias de viagem finalmente chegou o dia de irmos  comprar as alianças.
Quando chegamos em Stuntesse uma cidade pequena, como essas do interior de São Paulo, paramos a motocicleta e fomos procurar o endereço do SCHANZ. Eu havia anotado no Brasil. Sou muito organizado, mas o caderninho que havia anotado, deixei na casa da Lucia, minha filha, em Hamburgo. Estava com outro caderno mais leve e melhor, porém sem a informação que precisava.
Pensei, é uma cidade pequena, todos devem conhecer o Schanz afinal o Jurgen Schanz é conhecido internacionalmente.

Pergunta a um, ele não conhece, perguntamos a uma senhora, ela disse que era em outra cidade, perto. Tinha certeza que era em Stutensee, tenho  boa memória.
Andamos quase uma hora procurando e perguntando, perguntamos a umas dez pessoas, eu tinha visto no Google Maps, era em Stutensee. A Cecília já estava cansada de ficar rodando, parando, descendo da moto e perguntando, pensou até em desistir.
Eu disse que não sairia dali, sem as alianças, demorasse o tempo que fosse, iria achar. Viajar milhares de quilômetros e voltar para casa sem as alianças, não faria isso NUNCA, JAMAIS, NEM PENSAR, esse não sou eu!!!
Depois de perguntar para muita gente, cansados, estava muito quente, paramos num posto de gasolina para tomar água e pensar como acha-lo.
Estávamos em pé ao lado da motocicleta, conversando e planejando como encontrar o SCHANZ.
De repente para um carro, desce uma pessoa que já a conhecíamos, sorrindo ela veio ao nosso encontro, gesticulando, falando e com um papel na mão.
Tínhamos perguntado a ela sobre a cutelaria e ela disse que era nova na cidade, tinha mudado a poucos dias e não conhecia nada e ninguém. Ela ficou rodando pela cidade a nossa procura para dar-nos o mapa desenhado por ela do local que estávamos procurando, pois viu a nossa obstinação e fez a parte dela, ajudou de uma forma jamais esperada. Encontrou o endereço da cutelaria.
Ela ficou rodando pela cidade até nos encontrar trazendo o mapa. Ficamos completamente paralisados com  a  atitude dela. Daí mais uma vez  veio-me a certeza que, quando queremos algo de muito nobre todas as forças do universo convergem para nosso sucesso, essa é a vontade de Deus para os perseverantes. Queríamos ter novas alianças de casamento.
Programamos o GPS e para lá fomos.
O Jurgen estava saindo para almoçar, seu pai nos atendeu, e ele retornou para atender-nos. Dissemos a ele, somos brasileiros e queremos comprar suas alianças para nosso uso, foi de uma atenção exemplar.
 Experimentamos várias alianças, cada uma mais bonita que a outra,  foi difícil escolher. A Jurgen disse-nos que eramos os primeiros brasileiros a ter suas alianças. UAU!!!!



Vimos toda a cutelaria, mostrou-nos a oficina, e suas peças : facas, joias e adagas que faz especialmente para sheiks da Arábia  presentear pessoas.
O aço damasco e um metal altamente resistente e de difícil obtenção, sua  composição  é a união de dois ou mais aços de características diferentes, unidos pelo método de caldeamento Uma barra de aço damasco pode ter várias camadas de 50 a 600 camadas. A característica  do aço são suas camadas irregulares amorfas que proporciona  sua beleza e com  flexibilidade para trabalhar. Na  forja do aço damasco na mistura de  um aço de alto teor de carbono com um de médio a baixo teor de carbono surgem as camadas é muito trabalhoso obter o damasco  o que o faz ser muito caro, porém é muito bonito e de infinitas formas, e elas não se repetem nunca o que o torna ainda mais valorizado inclusive para colecionadores.
Escolhemos as alianças, confirmamos nosso desejo de cada um fazer o outro feliz até o fim da vida, cada um colocou a aliança no dedo do outro  demos um beijo e continuamos nossa viagem para Frankfurt.

3 comentários:

  1. Bom dia!

    Estou fascinada por estas alianças! Você por acaso sabe onde posso encontrar algo parecido no Brasil?
    Fico no aguardo.

    Boa Semana!

    ResponderExcluir
  2. Recentemente descobri a cutelaria artesanal. Como o aço damasco é, sem duvida, uma das melhores formas de exemplificar a beleza desta arte, me pus a procurar por tudo q fizesse menção a este aço. Quando vi o par de alianças no resultado da minha busca fiquei ainda mais encantado. Parabenizo pela bela historia e agradeço por compartilhar.

    ResponderExcluir