setembro 15, 2011

Luzern - Klausenpass

Como sempre os amigos  nos dando orientações, o Florian deu-nos a rota para Glarus, assim poderiamos entrar no nosso primeiro "pass".
 "Pass" ou passagem são  estradas que foram feitas geralmente durante o período do império romano, eram  estradas que atravessavam os Alpes. Hoje ainda mantidas, e muito bem cuidadas.
Durante o inverno são fechadas ao trânsito e geralmente o exército suiço as conservam e as utilizam para manobras de treinamento.
Fariamos o KLAUSENPASS de Linthal até Altorf aproximadamente 70 km e atingindo uma altidude próximo de 2.764 m em Schächentaler Windgälen. (não iriamos até lá)             

      
                                                                                       
   O GPS realmente é uma peça fundamental .                   
Como encontrar o nosso destino com objetividade, mesmo sendo as estradas bem sinalizadas?

Não dá para andar muito devagar para ver onde devemos entrar, para qual estrada mudar, se estivermos numa autoestrada por exemplo numa das A. ( autoestradas suiças,  são A1, A2, A3, A4 etc)

Geralmente a velocidade é entre 110 km a 80 km, ou mais quando nos deparamos que haverá uma mudança de direção, essa não é uma velocidade  para motocicleta fazer uma repentina mudança de direção, ou mesmo carro.
Com o GPS  ele nos orientava a quantos metros haverá a mudança e para qual lado e para qual estrada e até quantas pistas haverá em tal estrada.





As placas ajudam, mas as vezes fazemos confusão.
 Fizemos várias vezes. 











Lucerna ou Luzern tem uma economia forte em agricultura de frutas. Aliás durante o verão há muitas barracas como esta nas ruas, ou em  mini mercados.
Sempre compravamos frutas para nossos lanches nas estradas.
 
A famosa ponte Kappellbrücke feita no século XIV toda de madeira, sobre o Rio Reuss, que nasce no maciço Aar- Gothard.
É muito bonita, toda de madeira encaixada, não há pregos, tudo cavilhado.
Essa não é a original, ela pegou fogo, causado por cigarro, hoje não pode fumar atravessando-a.

Simon Birrer o nosso super amigo que mora em Luzern.
Fizemos bons passeios com o Simon, fomos ver a montanha Pilatus a noite era 21:00 horas e parecia o entardecer uma vista maguinifica, fomos a uma casa de drinks, super sofisticada, depois de conhecermos sua big loja Licht Galerie


Quando estavamos preparando os equipamentos para a viagem, pensei.
Nada mais chato do que passear com o capacete na mão, então fizemos uma mochila-saco para coloca-lo.
Esse equipamento foi muito útil, tinha internamente um bolso onde cabia o necessário, a mochila era  revestida de camurça para não arranhar o capacete e protege-lo de eventuais pequenas batidas,  que foram muitas, e nada acontecendo ao capacete.

Essa loja de roupas esportivas a House of Sherpa valeu apena conhecer, só tem na Suiça.

Sujestão do Harim, que conhecemos em Kosntanz, roupas super bem feitas e apropriadas para esportes de inverno, alem de terem uma proposta social com essa etnia do Himalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário