abril 20, 2011

Mapas ou GPS

Ter um GPS seria bom, mas penso o seguinte. Gosto muito de equipamentos eletrônicos se eu for utilizar o GPS durante a viagem, imagino que ficarei muito entretido com o brinquedo, perdendo um pouco o prazer da viagem.


Sei que é um equipamento fantástico.
Há um comentário sobre GPS no Rotaway que é legal lê-lo.
Fui pesquisar sobre a "caixinha preta".
O legal é o Garmin, há uma quantidade de modelos que deixa a confusão para a escolha mais acentuada, porem há os restritos para motocicletas.
Para as motocicletas há 2 modelos ( será só 2 ?) o Zümo 220 ou o 660, não vou falar sobre eles, o que tem que ser dito está escrito no site.
Descobri que há o mapa certo para a região que vamos andar é o EUROPE NT - Alps + Dach, Alemanha, Liechenstein, Suiça, Norte da Itália e Leste da França. mesmo assim não me intusiasmei.
Sobre mapas estava conversando com uma amiga a Bia Baptistella, sobre a viagem , pois ela morou muito tempo em Liechenstein,  me disse que o Sergio o seu marido estava na Suiça a trabalho e que poderia para trazer uns mapas da Suiça.
Bom, os mapas que o Sergio trouxe são super, trouxe 5 além do Guia The Rough to Switzerland.
Os mapas são:
 1 - O tradicional Michelin,  2 - Carte Routìere officielle Automobile Club de Suisse avec 10 plans de villes ( mapa de estradas, oficial do Automovel Club da Suiça);
 3 - Highlights of Switzerland-Road map whit descriptions of all the fanous sights- Switzerland Tourism ;
4 - Swiss Activity Map - Tempo libero in Svizzera, incrivel mapa de plástico a prova d´agua;
5 - e um mapa lindíssimo onde é apresentado o relevo dos Alpes com as estradas entre as montanhas, o Panoramakate - Carte panoramique. O curioso desse mapa, coisa que eu nunca vi, é o fato dele está de cabeça pra baixo, ou seja a Itália está  em cima, a Alemanha em baixo a França a direita, a Austria na esquerda. O mapa é muito bonito.
Com todos esses mapas o GPS deixou de ser um item fundamental, mesmo porque vamos gostar muito de para abrir o mapa de plástico, para verificar a rota.  Mesmo com chuva faremos isso, pois será um prazer utilizar os presntes do Sergio e da Bia.
Além do que se nos perdermos, será melhor, passearemos mais, aí pararemos e perguntaremos  sobre nosso trajeto. Álias estou lendo em françês para desenferrujar a língua.

Depois de alguns dias, trocando idéias com a Cecília, pensamos: Vamos de GPS.
Minha filha Rita tem um  Nuvi, tal tal tal... e disse para usarmos se precisassemos, ela não usa mais.
Quando morava em  N.Y. usava, agora morando no Rio, não tem mais necessidade, a praia é do outro lado da rua.
Atualizamos o Nuvi, colocamos o mapa da Europa toda, comprarmos um suporte para motocicleta, uma capa  à prova d'água adequada para adaptações em motocicleta, e já estamos de GPS.
Como o cabo de alimentação da bateria é para automóvel e a tomada 12V. da BMW é para motocicleta, será impossível essa conecção para a alimentação somente com um powerlet adaptavél. Graças à  SW-Motech , resolvido.Outro equipamento que resolvi levar, não vou explicar o porque. Bom, tem o Skipe,webcam, blá, blá, blá, isso já tá bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário