abril 18, 2011

Dicas

Sabendo que o Hans Hauser - Consul Geral da Suiça em São Paulo é um aficcionado por viagens de motocicleta, marcamos em encontro.
Gostaria de obter algumas informações do Hans, fui  até o consulado.
Uma pessoa fantástica, hospitaleiro  e de uma atenção super, além de sua simplicidade em narrar suas epopéias.
Pedi orientações sobre as travessias dos "pass", para quem vai de motocicleta.


 Os  ""pass" são passagens atráves dos Alpes, que remontam a ocupação romana pelos sec. VII ao XIII, eram vias de transporte de mercadorias e armas, afinal os romanos dominavam grande área. Muitos dos calçamentos ainda são de pedras, outras já asfaltados, mas todos são fechados no inverno - com neve não há transito, somente no verão.
Dentre vários, que atravessaremos, pois  para o roteiro estabelecemos a passagem por alguns"pass",
um deles é o Gotthardpass entre Andermatt até Airolo a 2100 m. Detalhes virão depois de atravessa-lo
Voltemos ao Hans, ele me disse que não tinha muita experiência por esse tipo de estrada, pois havia feito viagem por,... escuta só: Russia, Camboja, Vietnã, Austrália, Japão, um país da Africa  que não me lembro atravessando desertos. Pena o Hans não tinha experiência, demos boas risadas e eu  compreendi que realmente não tinha. Mas contudo ele havia feito um viagem no começo do ano com um conhecido seu, por uns "pass" promovendo o turismo de motocicleta pela Suiça. (foi reportagem de um revista de turismo)
Fez essa viagem de Ducati, não me lembro qual modelo.E ele observou o seguinte.
Qual foi a dica, parece obvio mas não é: Olhe um pouco mais distante, não olhe só para o chão próximo, olhe para a curva que virá, olhe um pouco mais adiante
Porque ele me disse isso?
Estava acostumado a fazer viagem em piso de areia, pedras, pisos em condições muito ruim.
Nesse tipo de piso a distância de olhar para o chão é menor, vc. vai escolhendo um traçado para não perder a tração ou escorregar a roda dianteira, evitando tombos, bastante comum nesse tipo de piso.
Dica  como um bom café, e boas histórias , do amigo Hans. Ficamos de nos encontrar possivelmente na Suiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário