1913 Karl Friedrich Rapp funda a Bayerische Flugzeugwerke, fabricante de
motores para aviões, localizada no bairro de Milbertshofen, em Munique, pela
proximidade às instalações do fabricante de aviões Gustav Otto
Flugmaschinenfabrik.
1916
– A empresa obteve um contrato para produzir motores V12 para a Áustria e
Hungria. Necessitando de financiamento adicional, Rapp Motorenwerke e Flugmaschinenfabrik
Gustav Otto, cujos proprietários eram pioneiros na aviação, unem-se e fundam a Bayerische Motoren Werke GmbH, com
apoio de Camillo Castiglioni e Max Friz.
1917 - A expansão trouxe dificuldades,
levando Rapp a abandonar a empresa que passaria para o controle do industrial
austríaco Franz Josef Popp. Sob o controle de
Popp é alterado o nome para Bayerische Motoren Werke AG.
O logo da BMW
foi criado depois que Karl Rapp e Gustav Otto, que conseguiram permissão do
governo alemão para produzir motores de aviação. Representa uma hélice de
avião, nas cores azul e branca, alusivas ao céu e ao movimento, bem como as
cores da bandeira do estado federal da
Baviera. BMW são as iniciais Bayerische
Motoren Werke.
1919 – A BMW, com apenas três anos de
existência com o piloto de vôo, Franz Zeno Diemer, alcançam a altitude de 9.760
m durante 89 minutos de vôo.
1920 – A Companhia produz o primeiro
motor para moto, o M2 B 15 para equipar a motocicleta da marca Victória.
1921 – A BMW começa a fornecer para o
modelo Helios da Bayerische Flugzengwerke os motores M2 b 15, como também para
motorização de bicicletas “Flink”, os motores Kurier de 2 comandos de válvula.
1922 - Construída
a fábrica da BMW em
Neulerchenfeldstrasse
1923
- Com o término da I
Guerra Mundial a industrialização de motores para aviões na Alemanha foi
proibida pelos americanos durante cinco anos
pelo Tratado de Versailles (1919). A empresa que produzia exclusivamente
motores para aviação entraria num período de dificuldades. A BMW, direcionada
para a construção de motores para avião, ainda não tinha completado dois anos
quando o tratado foi imposto pela paz. A companhia foi assim impedida de
construir o seu motor de maior sucesso, um seis cilindros de 226 hp e 1,9
litros. Foi permitido a produção de motores de até 500cc no máximo com potência
de 6,5 hp.
O
Diretor Geral da BMW, Franz-Josef Popp e os seus colegas engenheiros, decidiram
que a melhor forma de manter e salvaguardar a reputação da BMW enquanto
construtor de motores era construir as suas próprias motos.
Com a rápida recuperação da empresa com
o empenho de Max Friz que, rapidamente passou a desenvolver a primeira moto BMW: a R32. A R32 foi a sensação no Salão do Automóvel em
Berlin naquele ano. Equipado com o famoso motor bicilindrico BMW, montado
transversalmente e sistema cardan de transmissão.
O
motor “Boxer”
Max Friz um reconhecido engenheiro antes da I Guerra
Mundial, assumiu a direção de construir
a primeira motocicleta da Bayerische Motoren Werke AG.
Friz tinha-se unido a BMW em 1917, sendo que antes
em 1914 para a Daimler Motoren Gesellschaft havia desenvolvido o motor de corrida
Mercedes de quatro
válvulas OCH vencedor French
Grand Prix. Também era da
sua autoria um revolucionário motor para avião de 6 cilindros em linha, com um
ótimo balanceamento que garantia um pequena vibração, o Type Illa, que manteve
uma superioridade para os avião de combate
alemães. Apesar do pequeno motor de motos M 2 B 15, possuir 500cc com 6,5 hp e tinha sido criado pelo seu colega Martin
Stolle, o desafio de construir uma motocicleta de raiz foi determinante na
decisão de Max Friz.
Friz possuía uma grande independência
e uma oficina instalada nos fundos de sua casa situada traz da fábrica. Em
Dezembro de 1922 tinha desenhado um motor completo. A sua idéia era a de
colocar o motor a 90º em relação à direção do movimento da motocicleta, de
forma a que a biela mantivesse a rotação nessa mesma direção. A caixa de
velocidades seria incorporada e colocada no mesmo sentido e ainda acionada
diretamente por uma embreagem de fricção que transmitia a força diretamente à
roda traseira pelo eixo cardã.
Existiam
no mercado vários motores de concepção
horizontais e opostos como a
inglesa Motorcycle ABC em 1918 com um motor de 500cc flat-twin a belga Fabrique Nationale de Herstal com o modelo FN e a americana Pierce Arrow Motocar Company ambas equipadas com cardam,
mas Max Friz foi o primeiro a combinar todas estas
características na BMW R32.
A BMW orgulhosamente apresentou a sua
primeira moto a 28 de Setembro de 1923 no German Motor Show em Kaiserdamm Fair
Halls em Berlim. Havia na Alemanha nada
mais nada menos que 132 fabricantes de motocicletas. A R32 BMW entrou em
produção em série no final de 1923 foi aclamada pelo publico consumidor, pelo
seu exclusivo conceito tecnológico, bem como pela aparência estética da sua
máquina. era uma das mais caras, eram vendidas por 2,200 marcos, contudo muitas
foram vendidas.
Com a R32 as motocicletas BMW
distanciou-se das suas contemporâneas, não só pela configuração do motor e
caixa de velocidades, como pela estrutura do seu quadro. O quadro era
constituído por duplo tubo em aço prensado, ligado paralelamente. O motor Boxer
aplicado na parte inferior do quadro contribuía para diminuir o centro de
gravidade o que melhorava a dirigibilidade.
Aplicando a experiência da marca em
construção de motores para aviões, onde aprenderam no fabrico e na utilização
de ligas metálicas leves e extremamente resistentes, desenvolveram os pistões
das motos. A enorme qualidade de fabricação e confiabilidade também era um
fator decisivo para a aquisição de uma máquina BMW.
Entre o motor e a caixa de cambio
havia um eixo que transmitia a força do motor à roda traseira. As válvulas eram
seladas na parte superior dos cilindros, isolando-as do óleo, em conjunto com
um sistema selado de lubrificante. Assim poderia obter uma moto limpa, cuja
manutenção seria extremamente fácil em qualquer situação. Com a sua pintura
negra a quente e linhas brancas, as motos BMW definiram um novo conceito de
qualidade dentro do mundo das motocicletas, a R32.
BMW - R32
Specifications
Year: 1923 - 1926
Number sold: 3,090
Price: DM 2,200.
Engine:
Internal designation M 2 B 33
Type four-stroke two-cylinder flat twin (boxer)
Bore/stroke 68 x 68 mm
Cubic capacity 494 cm3 / 30 in.3
Maximum power 8.5 HP at 3,200 RPMs
Compression ratio 5.0 : 1
Valves per cylinder 2 SV
Carburetion system 1 carburettor Type BMW Spezial 22mm
Engine lubrication forced-feed lubrication
Oil pump gear pump
Power transmission:
Clutch single discs, dry
Number of gears 3
Shifting manual
Gear ratios 2.27 / 1.50 / 1.08
Rear wheel ratio 4.41 : 1 (with sidecar 5.36 : 1)
Bevel/crown wheel 17 / 75 teeth (with sidecar 14 / 75)
Electrical system:
Generator magneto generator (on request)
Ignition Bosch magneto ignition
Spark plugs Bosch W 145
Suspension:
Designation R 32
Type of frame twin-loop, tubular
Front suspension twin cantilever spring
Rear suspension rigid (none)
Wheel rims 26 x 2.5
Tires front 26 x 3
Tires rear 26 x 3
Brakes front drum brake Ø 150 mm (1924 and on)
Brakes rear block brake
Dimensions and weights:
Length x width x height 82.7 x 31.5 x 37.4 inches (2100 x 800 x 950 mm)
Wheel base 54.3 inches (1380 mm) with sidecar 1415 mm
Tank capacity 3.7 gals. (14 liters)
Unloaded weight, full tank 269 lbs. / 122 kg
Permitted loading not available
Fuel consumption 78 MPG (± 3 liters / 100 km)
Oil consumption ± 6.2 quarts / 1000 miles (± 2.5 liters / 1000 km)
Top speed ± 60 MPH (± 96 km/h)
Year: 1923 - 1926
Number sold: 3,090
Price: DM 2,200.
Engine:
Internal designation M 2 B 33
Type four-stroke two-cylinder flat twin (boxer)
Bore/stroke 68 x 68 mm
Cubic capacity 494 cm3 / 30 in.3
Maximum power 8.5 HP at 3,200 RPMs
Compression ratio 5.0 : 1
Valves per cylinder 2 SV
Carburetion system 1 carburettor Type BMW Spezial 22mm
Engine lubrication forced-feed lubrication
Oil pump gear pump
Power transmission:
Clutch single discs, dry
Number of gears 3
Shifting manual
Gear ratios 2.27 / 1.50 / 1.08
Rear wheel ratio 4.41 : 1 (with sidecar 5.36 : 1)
Bevel/crown wheel 17 / 75 teeth (with sidecar 14 / 75)
Electrical system:
Generator magneto generator (on request)
Ignition Bosch magneto ignition
Spark plugs Bosch W 145
Suspension:
Designation R 32
Type of frame twin-loop, tubular
Front suspension twin cantilever spring
Rear suspension rigid (none)
Wheel rims 26 x 2.5
Tires front 26 x 3
Tires rear 26 x 3
Brakes front drum brake Ø 150 mm (1924 and on)
Brakes rear block brake
Dimensions and weights:
Length x width x height 82.7 x 31.5 x 37.4 inches (2100 x 800 x 950 mm)
Wheel base 54.3 inches (1380 mm) with sidecar 1415 mm
Tank capacity 3.7 gals. (14 liters)
Unloaded weight, full tank 269 lbs. / 122 kg
Permitted loading not available
Fuel consumption 78 MPG (± 3 liters / 100 km)
Oil consumption ± 6.2 quarts / 1000 miles (± 2.5 liters / 1000 km)
Top speed ± 60 MPH (± 96 km/h)
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