julho 25, 2012

Um pouco de historia - BMW


1913 Karl Friedrich Rapp funda a Bayerische Flugzeugwerke, fabricante de motores para aviões, localizada no bairro de Milbertshofen, em Munique, pela proximidade às instalações do fabricante de aviões Gustav Otto Flugmaschinenfabrik.
 1916 – A empresa obteve um contrato para produzir motores V12 para a Áustria e Hungria. Necessitando de financiamento adicional,  Rapp Motorenwerke e Flugmaschinenfabrik Gustav Otto, cujos proprietários eram pioneiros na aviação, unem-se e fundam a Bayerische Motoren Werke GmbH, com apoio de Camillo Castiglioni e Max Friz.
1917 - A expansão trouxe dificuldades, levando Rapp a abandonar a empresa que passaria para o controle do industrial austríaco Franz Josef Popp. Sob o controle de  Popp é alterado o nome para  Bayerische Motoren Werke AG.
O logo da BMW foi criado depois que Karl Rapp e Gustav Otto, que conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de aviação. Representa uma hélice de avião, nas cores azul e branca, alusivas ao céu e ao movimento, bem como as cores  da bandeira do estado federal da Baviera. BMW são as iniciais Bayerische Motoren Werke.


1919 – A BMW, com apenas três anos de existência com o piloto de vôo, Franz Zeno Diemer, alcançam a altitude de 9.760 m durante 89 minutos de vôo. 


1920 – A Companhia produz o primeiro motor para moto, o M2 B 15 para equipar a motocicleta da marca Victória.



1921 – A BMW começa a fornecer para o modelo Helios da Bayerische Flugzengwerke os motores M2 b 15, como também para motorização de bicicletas “Flink”, os motores Kurier de 2 comandos de válvula.

1922  -  Construída a fábrica da BMW  em Neulerchenfeldstrasse
1923 - Com o término da I Guerra Mundial a industrialização de motores para aviões na Alemanha foi proibida pelos americanos durante cinco anos  pelo Tratado de Versailles (1919). A empresa que produzia exclusivamente motores para aviação entraria num período de dificuldades. A BMW, direcionada para a construção de motores para avião, ainda não tinha completado dois anos quando o tratado foi imposto pela paz. A companhia foi assim impedida de construir o seu motor de maior sucesso, um seis cilindros de 226 hp e 1,9 litros. Foi permitido a produção de motores de até 500cc no máximo com potência de 6,5 hp.
O Diretor Geral da BMW, Franz-Josef Popp e os seus colegas engenheiros, decidiram que a melhor forma de manter e salvaguardar a reputação da BMW enquanto construtor de motores era construir as suas próprias motos.
Com a rápida recuperação da empresa com o empenho de Max Friz que, rapidamente passou a desenvolver  a primeira moto BMW: a R32.  A R32 foi a sensação no Salão do Automóvel em Berlin naquele ano. Equipado com o famoso motor bicilindrico BMW, montado transversalmente e sistema cardan de transmissão. 


O motor “Boxer”
Max Friz  um reconhecido engenheiro antes da I Guerra Mundial, assumiu  a direção de construir a primeira motocicleta  da  Bayerische Motoren Werke AG.
 Friz tinha-se unido a BMW em 1917, sendo que antes em 1914 para a Daimler Motoren Gesellschaft  havia desenvolvido o motor de corrida Mercedes de quatro válvulas OCH  vencedor French Grand Prix. Também era da sua autoria um revolucionário motor para avião de 6 cilindros em linha, com um ótimo balanceamento que garantia um pequena vibração, o Type Illa, que manteve uma superioridade para os avião de combate  alemães. Apesar do pequeno motor de motos M 2 B 15,  possuir 500cc com 6,5 hp  e tinha sido criado pelo seu colega Martin Stolle, o desafio de construir uma motocicleta de raiz foi determinante na decisão de Max Friz.

 
Friz possuía uma grande independência e uma oficina instalada nos fundos de sua casa situada traz da fábrica. Em Dezembro de 1922 tinha desenhado um motor completo. A sua idéia era a de colocar o motor a 90º em relação à direção do movimento da motocicleta, de forma a que a biela mantivesse a rotação nessa mesma direção. A caixa de velocidades seria incorporada e colocada no mesmo sentido e ainda acionada diretamente por uma embreagem de fricção que transmitia a força diretamente à roda traseira pelo eixo cardã.
Existiam no mercado vários motores  de concepção horizontais  e opostos  como a  inglesa Motorcycle ABC em 1918 com um motor de 500cc flat-twin  a belga Fabrique Nationale de Herstal  com o modelo FN  e a americana Pierce Arrow  Motocar Company ambas equipadas com cardam, mas  Max Friz  foi o primeiro a combinar todas estas características na BMW R32.

A BMW orgulhosamente apresentou a sua primeira moto a 28 de Setembro de 1923 no German Motor Show em Kaiserdamm Fair Halls em Berlim.  Havia na Alemanha nada mais nada menos que 132 fabricantes de motocicletas. A R32 BMW entrou em produção em série no final de 1923 foi aclamada pelo publico consumidor, pelo seu exclusivo conceito tecnológico, bem como pela aparência estética da sua máquina. era uma das mais caras, eram vendidas por 2,200 marcos, contudo muitas foram vendidas.

Com a R32 as motocicletas BMW distanciou-se das suas contemporâneas, não só pela configuração do motor e caixa de velocidades, como pela estrutura do seu quadro. O quadro era constituído por duplo tubo em aço prensado, ligado paralelamente. O motor Boxer aplicado na parte inferior do quadro contribuía para diminuir o centro de gravidade o que melhorava a dirigibilidade.
Aplicando a experiência da marca em construção de motores para aviões, onde aprenderam no fabrico e na utilização de ligas metálicas leves e extremamente resistentes, desenvolveram os pistões das motos. A enorme qualidade de fabricação e confiabilidade também era um fator decisivo para a aquisição de uma máquina BMW.

Entre o motor e a caixa de cambio havia um eixo que transmitia a força do motor à roda traseira. As válvulas eram seladas na parte superior dos cilindros, isolando-as do óleo, em conjunto com um sistema selado de lubrificante. Assim poderia obter uma moto limpa, cuja manutenção seria extremamente fácil em qualquer situação. Com a sua pintura negra a quente e linhas brancas, as motos BMW definiram um novo conceito de qualidade dentro do mundo das motocicletas, a R32.


BMW - R32 Specifications 


Year:                 1923 - 1926
Number sold:   3,090
Price:                DM 2,200.

Engine:

Internal designation        M 2 B 33
Type                              four-stroke two-cylinder flat twin (boxer)
Bore/stroke                   68 x 68 mm
Cubic capacity              494 cm3 / 30 in.3
Maximum power           8.5 HP at 3,200 RPMs
Compression ratio         5.0 : 1
Valves per cylinder         2 SV
Carburetion system        1 carburettor Type BMW Spezial 22mm
Engine lubrication            forced-feed lubrication
Oil pump                        gear pump

Power transmission:

Clutch                         single discs, dry
Number of gears         3
Shifting                        manual
Gear ratios                 2.27 / 1.50 / 1.08
Rear wheel ratio        4.41 : 1 (with sidecar 5.36 : 1)
Bevel/crown wheel    17 / 75 teeth (with sidecar 14 / 75)

Electrical system:

Generator               magneto generator (on request)
Ignition                   Bosch magneto ignition
Spark plugs            Bosch W 145

Suspension:

Designation                R 32
Type of frame            twin-loop, tubular
Front suspension       twin cantilever spring
Rear suspension        rigid (none)
Wheel rims                26 x 2.5
Tires front                 26 x 3
Tires rear                  26 x 3
Brakes front             drum brake Ø 150 mm (1924 and on)
Brakes rear              block brake

Dimensions and weights:

Length x width x height            82.7 x 31.5 x 37.4 inches (2100 x 800 x 950 mm)
Wheel base                              54.3 inches (1380 mm) with sidecar 1415 mm
Tank capacity                            3.7 gals. (14 liters)
Unloaded weight, full tank         269 lbs. / 122 kg
Permitted loading                      not available
Fuel consumption                      78 MPG (± 3 liters / 100 km)
Oil consumption                        ± 6.2 quarts / 1000 miles (± 2.5 liters / 1000 km)
Top speed                                 ± 60 MPH (± 96 km/h)

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